segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Estação do Valongo

bico de pena à nanquim - pena fina,
Westerprint A4 branco liso

Com arquitetura de influência vitoriana e curiosos telhados para evitar o acúmulo de neve, a estação da empresa São Paulo Railway Company, criada em 1856, começou a ser construída quatro anos depois, sob coordenação do engenheiro inglês Daniel Fox, no local onde funcionou o Convento São Francisco da Penitência.

O prédio é uma cópia reduzida da Victoria Station, de Londres. A iniciativa partiu de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, e a empresa recebeu concessão para explorar a ferrovia por 90 anos. O alpendre apoia-se em colunas de ferro e durante muitos anos esteve em São Paulo. O corpo central elevado tem torre com relógio e quatro leões nos cantos, símbolos do poder do império britânico.

A ferrovia, com 78 quilômetros, foi inaugurada em 1867, com a chegada do primeiro trem, com locomotiva a vapor, da linha que ligava São Paulo a Santos. Com oito quilômetros, os planos inclinados da Serra do Mar são considerados uma das maiores obras de engenharia ferroviária do mundo.

O prédio, tombado pelo Condepasa em 1993, foi restaurado pela Prefeitura, e desde janeiro de 2004 abriga a sede da secretaria de Turismo de Santos (Setur).

3 comentários:

as arteiras disse...

Bom dia, Netuno!!
Admirando mais um pedacinho desta cidade,pelos olhos do artista!
Bjs!!
Márcia

Anônimo disse...

Esse desenho eu tive a felicidade de fazê-lo também, mas não com a técnica e o requinte do prof. Sérgio.
Parabéns e grata pelas aulas!
Norma

:.tossan® disse...

E a paisagem do centro de Santos que mais gosto de fotografar...Dizem que vai passar o trem outra vez e quero estar vivo para poder comemorar, talvez junto de você. O teu trabalho é magnífico! Abraço