quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cadeia Velha

bico de pena à nanquim utilizando pena fina,

Fabriano A4 branco

Monumento arquitetônico de grande valor histórico, com mais de 2 mil m², foi projetado em 1836, mas concluído 30 anos depois. Abrigou a Câmara, a cadeia, o Fórum, intendência, delegacias de Polícia e foi palco da proclamação, em 1894, da primeira – e única – Constituição Municipal do País. Construído em pedra e cal, o prédio segue o estilo Brasil Colônia e hoje abriga a Oficina Cultural Regional Pagu.

Inaugurada em março de 1994, a Oficina, espaço da Secretaria de Estado da Cultura, está instalada no histórico prédio da Casa da Câmara e Cadeia de Santos e leva o nome da escritora e jornalista do movimento modernista brasileiro Pagu (Patrícia Galvão).

Conhecida como “Cadeia Velha”, o prédio funcionou como prisão por mais de 80 anos e foi tombada em 1959. As antigas celas hoje são ocupadas por salas que ministram oficinas, palestras, workshops, exposições de artes e apresentações musicais e teatrais.

A Oficina Cultural Pagu incentiva novos talentos, fomenta as diversas expressões artísticas e contempla as várias faixas etárias, com uma programação que abrange as artes cênicas, artes visuais, música e gestão cultural.

Desde 2005, mantém a Escola Livre de Circo como uma das ações positivas ao resgate, formação e inclusão sociocultural. Também apóia a realização e produção de eventos de relevância estadual, como o Festival Santista de Teatro Amador (FESTA), o Festival Santista de Curtas-Metragens, o projeto Tocando Santos e o FESCETE, Festival de Cenas do TESCOM.

3 comentários:

Graça Tristão disse...

Vi você nas Arteiras e passei para conhecer e já estou ficando por aqui, adoro tudo que é ligado as ARTES, já me atrevi a pintar algumas coisas... suas obras estão lindas... Parabéns! Quando puder passa em meu cantinho para conhecer e se gostar fica por lá... (Arte e Mimos).
Um lindo dia pra você com muita Paz e Luz em teu caminho...
Graça

as arteiras disse...

Olá, Netuno!
Ficou D+!
Gostei de tua perspectiva, mostra-nos um outro ponto da cidade: o Morro do Monte Serrat com seu bondinho, acima da Cadeia Velha.
Parabéns por nos levar a admirar Santos, através de teu olhar!
Bjs!!
Márcia

Anônimo disse...

Mais uma vez adorei o desenho.
Que bom, como disse nossa colega de classe Sara, que esse espaço agora está sendo utilizado para propagar energias positivas, como teatro e cultura em geral.
Parabéns a todos!!!
Norma