sábado, 5 de novembro de 2011

Casa do Trem Bélico

bico de pena à nanquim em pena fina,
Westerprint A4 liso e branco

Considerada o prédio público mais antigo de Santos, a Casa do Trem Bélico tem esse nome devido ao sentido popular da palavra "trem", significando "diversos materiais". Nela esteve sediada (desde 4/7/1910 até sua extinção em 1945) a corporação militar Tiro de Guerra nº 11, criada em 25/1/1908 e que acabou sendo homenageada pelos importantes serviços prestados à Cidade, passando em 21/3/1919 a denominar a Rua Tiro Onze (onde funcionava, no histórico casarão do número 11).

Classificada a partir de 1937 como Monumento Nacional, foi construída entre 1640 e 1656 (há bastante controvérsia a respeito, alguns dizendo que a data correta seria 1734), junto ao Outeiro de Santa Catarina, para armazenar o arsenal de guerra que protegia a Vila de Santos contra ataques indígenas e de piratas, em apoio aos fortes construídos na entrada das barras de Santos e Bertioga.

Tem estrutura interna conhecida como falsa-tesoura (em relação ao método de sustentação do telhado) e no pavimento térreo há três amplos salões separados por portas e grades de ferro, enquanto no andar superior há dois salões. As paredes, feitas com uma mistura de pedra, cal de sambaqui e óleo de baleia, têm cerca de 90 cm de espessura.

4 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma aula de uma técnica maravilhosa em desenho a nanquim, além de uma parte da história da nossa cidade.
Parabéns!!!
Norma

as arteiras disse...

Olá, Netuno!
E a viagem continua...
Através de teus desenhos e pesquisas.
Parabéns!!!
Um bom sábado prá vc!!
Bjs!!
Márcia

Cristiana Fonseca disse...

Belo trabalho artístico e histórico.
Abraços,
Cris

Hana disse...

Olá!!!!Eu sou luz e estou Hana, e reconheço a luz em vc. Meu bom dia!!! Que esta semana seja belíssima e cheia de luz. Cheguei aqui pelas mãos das minhas amigas arteiras e vou te contar que aqui te leio, te admiro, te sigo e te persigo sempre que for possível...rsss, amei seu cantinho da cultura, da sabedoria, aprendi muito aqui fiz um tur...rss sério li seu coração nas entrelinha.
Tuco de lindo para vc e sua família amigo meu.
Com carinho Hana