quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Conjunto do Carmo

bico de pena à nanquim realizado com pena fina,
Westerprint A4 branco liso

Patrimônio Nacional desde 1940, o Conjunto do Carmo, com duas igrejas, é considerado um dos mais antigos relicários do barroco brasileiro. Do século XVIII, a Igreja da Venerável Ordem Terceira do Carmo, associação religiosa leiga, destaca-se pelos altares de madeira de estilo rococó, pelas telas do frei Jesuíno do Monte Carmelo(1764-1819) e pela pia de água benta de 1710.

Os altares laterais possuem imagens de Cristo na Via Sacra e são considerados os mais importantes da Baixada Santista pela unidade de estilo – graças a essas imagens, o templo, abençoado em 8 de abril de 1760, é conhecido como a Igreja da Paixão de Cristo.

Ao lado da Ordem Terceira encontra-se a Igreja dos freis carmelitas, que data de 1599. Seu convento foi tombado pelo Condephaat em 1981 e pelo Condepasa em 1990. Os altares dourados, em madeira, são de estilo barroco e adornados por imagens devocionais do século XVIII. O presbitério possui cadeiras em jacarandá, utilizados para a celebração do ofício dos frades. Também se destacam na igreja telas de Benedicto Calixto e belíssimos tocheiros. No segundo domingo do mês, a missa das 11 horas é acompanhada de canto gregoriano.

As igrejas são unidas por torre com campanário, criando uma fachada incomum no barroco, revestida de azulejos marianos originais, do século XIX.

3 comentários:

as arteiras disse...

Boa tarde, Netuno!!
Quanta riqueza temos nesta cidade, e não são dados o devido valor!
Gosto de ler a parte histórica de cada cantinho que reproduzes!
Bjs!!
Márcia

laurinhando por ai disse...

Olá

Mais uma obra de arte de nossa Santos.Pena que muitos santistas não a conheçam.
bjos
Laurinha

Anônimo disse...

Esse desenho demonstra toda técnica, além de ser uma aula de história.
Eu que passei diversas vezes e entrei nesse local sinto-me mais próxima dele.
Parabéns!
Norma