terça-feira, 15 de novembro de 2011

prédio da Construtora Phoenix

bico de pena à nanquim utilizando caneta o.4 milímetros,

Canson A4 creme

Com mil metros quadrados de área , o prédio da Construtora Phoenix, em estilo florentino ( estilo italiano , mais preocupado com o movimento e com a beleza das linhas ), foi construído na década de 1920 para a sede do Banco Italiano di Sconto. Ainda na mesma década, abrigou a Real América Cables and Radio ( Instalação de cabos submarinos para comunicação ), que funcionou até 1970. Dois anos mais tarde, foi instalada no local a Bolsa de Valores e Mercadorias, em atividades até 1982. Os correios também utilizaram o prédio, no período de 1987 a 1989, seguindo-se depois de um período de abandono do imóvel.

A Phoenix adquiriu o prédio em 1995 e promoveu minuciosa restauração , realizada em dois anos.

Foram respeitados todos os detalhes originais do imóvel, cujo projeto assemelha-se ao palácio da família Médici Riccardi, de Florença ( Itália ).

O salão de mármore é destaque do edifício e recebeu, durante a restauração, três mil folhas de ouro e dezoito litros de goma-laca ( tipo de verniz , ideal para impermeabilização de materiais porosos , como o gesso , cerâmica e madeira ), aplicados no revestimento dos detalhes das vinte e quatro molduras com brasões , que representam as províncias da Itália.

Do início do século passado, o imponente lustre de noventa e cinco quilos, em estilo império, tem armação em bronze e cristais Tchecos.

2 comentários:

as arteiras disse...

Olá, Netuno!!
Gostei da riqueza de detalhes em teu trabalho!
Um prédio com Histórias, que pouquíssimos conhecem.
Um bom feriado prá vc!!
Bjs!!
Márcia

Anônimo disse...

Esse prédio se destaca na rua XV de Novembro, dando mais charme e vida para aquele logradouro público.
Você conseguiu mais uma vez reratá-lo com riquezas de detalhes numa verdadeira aula de pintura a nanquim.
Parabéns, Mestre!!!
Norma