sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Igreja Nossa Senhora do Rosário

bico de pena à nanquim utilizando pena grossa,
Fabriano branco A4

Com nave em mármore colorido, a Igreja do Rosário é uma das mais belas e antigas de Santos, cuja origem remonta à capela onde se escondiam os escravos foragidos. Em estilo barroco, supõe-se que tenha sido edificada originalmente em 1758, foi edificada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Negros ( escravos ), irmandade esta que foi formada em 1652, e reformada em 1926. Inicialmente, o altar da irmandade estava localizado na antiga matriz da Cidade – nele eram sepultados os corpos dos irmãos negros, enquanto às autoridades era reservado o altar-mor , como ocorria desde a Idade Média. Os brancos ricos eram afiliados a outras irmandades.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, funcionou como catedral de 1907 a 1924.

Curiosidades:

meu avô paterno Evaristo Alvarez,

se estivesse vivo teria 120 anos de idade, vindo da Espanha, chegou ao Brasil aos dezoito anos,

exerceu a profissão de carpinteiro por toda a vida,

e por volta de 1926 ( data da reforma da Igreja )

construiu as atuais portas de entrada desta Igreja .

Esta história me foi contada com muito orgulho por meu pai na minha infância,

e confesso que fiquei muito impressionado em ver as datas coincidirem na pesquisa realizada .

E é aproximadamente nesta data que minha família começa,

arte - cultura - história - ancestralidade,

todos unidos,

formando um só.

Minha família.

http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188b4.htm

4 comentários:

laurinhando por ai disse...

Bom dia!!!

Que bonita história!
Ver a historia da cidade e de tua família assim entrelaçadas!!!
É bom olhar e ver as mãos da família num pedacinho de nossa cidade.
bjos
Laurinha

Hana disse...

Meu bom dia com muita mas muita alegria!! Que coisa mais boa amigo meu, este banho de cultura e mais importante este banho de emoção, viajei em suas lembranças, memorias vivas e reais, esta casa me abraça, me sinto em meu mundo, obrigada pela partilha, é sempre um prazer te visitar, tomar meu chá e voltar ao meu mundo que não é diferente do seu.
Fica meu sorriso minha gratidão pelo tempo que aqui passei!!
Com carinho
Hana

Anônimo disse...

Além de um desenho maravilhoso tive a oportunidade de compartilhar uma estória tão bonita da sua família.
Realmente devemos ter muito orgulho de nossas raizes, principalmente quando elas trazem frutos preciosos para todos.
Parabéns!
Norma

Dulceh Franzen disse...

Oi Netuno
descobri que temos algo em comum...Alem do amor pelas artes, eu tbm amo história e genealogias.Até fiz pesquisas junto com meu primo sobre a família Franzen no Brasil, o que resultou num livro maravilhoso.
Qualquer hora vou fazer um post sobre o livro.

E você tem mesmo que sentir orgulho por seu avô contribuir com seu trabalho para um belo patrimônio da cidade!