terça-feira, 8 de novembro de 2011

Catedral de Santos

bico de pena à nanquim utilizando caneta 0.4 milímetros,
Canson A4 branco liso

Em estilo gótico, a Catedral de Santos é a sede da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário Aparecida, a mais antiga da cidade.

Em 1907, a Igreja Matriz, em ruínas, foi interditada e em seu lugar surgiu a Praça da República. O prédio da nova Catedral começou a ser construído em 1909 e foi inaugurado em 1924. Mas somente em 1951 é que o projeto do engenheiro prussiano Maximilian Hehl foi concluído. Na fachada, sobre o adro, estão duas imagens em granito natural, representando São Pedro e São Paulo. Mas acima, ladeando os quatro ângulos da torre, aparece a figura dos profetas Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel, junto com os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João. No interior da igreja há duas capelas laterais: a de Fátima, com uma imagem que veio de Portugal, e a do Santíssimo Sacramento, com três afrescos de Benedicto Calixto, representando Noé, o sumo-sacerdote Melquisedec, e uma cena de Cristo e os discípulos de Emaús. Sete vitrais mostram cenas da vida de Nossa Senhora, como o casamento com São José, a anunciação do arcanjo Gabriel e a visita de Maria à prima.

Em 2001, a Catedral ganhou um altar para Santa Josefina Bakhita, cuja canonização foi beneficiada por uma graça concedida a uma cidadã santista.

4 comentários:

as arteiras disse...

Olá, Netuno!!
Sua arquitetura é uma das mais bonitas, aqui em Santos.
Parabéns por mais este trabalho!!
Um lindo dia prá vc!!
Bjs!!
Márcia

Marcia disse...

Acho belissimas estas catedrais,um beijo amigo!

Anônimo disse...

Uma referência da nossa cidade de Santos muito bem retratada no seu desenho.
Parabéns!!!!
Norma

Pietro Carli disse...

Sou Decorador Projetista e adorei o teu blog com os teus desenhos. Parabéns.