terça-feira, 8 de novembro de 2011

Catedral de Santos

bico de pena à nanquim utilizando caneta 0.4 milímetros,
Canson A4 branco liso

Em estilo gótico, a Catedral de Santos é a sede da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário Aparecida, a mais antiga da cidade.

Em 1907, a Igreja Matriz, em ruínas, foi interditada e em seu lugar surgiu a Praça da República. O prédio da nova Catedral começou a ser construído em 1909 e foi inaugurado em 1924. Mas somente em 1951 é que o projeto do engenheiro prussiano Maximilian Hehl foi concluído. Na fachada, sobre o adro, estão duas imagens em granito natural, representando São Pedro e São Paulo. Mas acima, ladeando os quatro ângulos da torre, aparece a figura dos profetas Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel, junto com os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João. No interior da igreja há duas capelas laterais: a de Fátima, com uma imagem que veio de Portugal, e a do Santíssimo Sacramento, com três afrescos de Benedicto Calixto, representando Noé, o sumo-sacerdote Melquisedec, e uma cena de Cristo e os discípulos de Emaús. Sete vitrais mostram cenas da vida de Nossa Senhora, como o casamento com São José, a anunciação do arcanjo Gabriel e a visita de Maria à prima.

Em 2001, a Catedral ganhou um altar para Santa Josefina Bakhita, cuja canonização foi beneficiada por uma graça concedida a uma cidadã santista.

4 comentários:

as arteiras disse...

Olá, Netuno!!
Sua arquitetura é uma das mais bonitas, aqui em Santos.
Parabéns por mais este trabalho!!
Um lindo dia prá vc!!
Bjs!!
Márcia

Marcia M disse...

Acho belissimas estas catedrais,um beijo amigo!

Anônimo disse...

Uma referência da nossa cidade de Santos muito bem retratada no seu desenho.
Parabéns!!!!
Norma

Anônimo disse...

Sou Decorador Projetista e adorei o teu blog com os teus desenhos. Parabéns.